Centro da Terra sem mistérios

 
Segundo um artigo publicado domingo passado na revista "Nature Geoscience", um grupo de geofísicos diz ter descoberto que o núcleo da Terra gira mais devagar do que se acreditava previamente, afetando a base do nosso conhecimento sobre o campo magnético da Terra.

Neste post, descubra o que está por trás e ao redor deste assunto e entenda a relação entre Centro da Terra, Campo Magnético, Aurora Boreal, Fim do Mundo e Cinema.

Info: Terra Notícias

O ESCUDO

O centro da terra é composto pelo magma, que em sua totalidade, possui grandes quantidades de ferro fundido e correntes elétricas existentes dentro deste núcleo de ferro seriam as responsáveis pela existência do campo magnético. A comunidade científica criou um alarde sobre a descoberta porque acredita-se que a potência do campo magnético Terrestre é diretamente proporcional à velocidade que gira o centro da terra.

Uma das funções do campo magnético da terra, e eu diria que a principal função, é de proteger o planeta de radiação solar. O campo dissipa ventos solares provenientes de explosões solares, deixando apenas uma pequena parte dessa radiação atingir os pólos do planeta. Caso essa radiação passasse a incidir diretamente sobre nosso planeta, as partículas solares despedaçariam-se na atmosfera superior, aquecendo-a e provocando uma mudança brusca potencial no clima da Terra.

Fluxos de calor viajando em direção à superfície terrestre e o campo magnético dissipando a radiação solar. Sem este campo, a vida na Terra não seria possível.

Caso a morte pelos raios do sol não viesse a acontecer, se nosso campo magnético parasse de existir, além de perdermos todas as bússolas do planeta, algumas aves também perderiam suas bússolas. Várias aves como o Pombo, se orientam de acordo com o campo magnético da terra, se ele não existisse, em comparação, seria como se seus olhos humanos fossem removidos.

Como se o campo magnético terrestre já não fosse benéfico suficiente, ele é o principal responsável por um dos maiores espetáculos da Terra.

OESPETÁCULO

Efeito visual chamado Aurora Borealdo dando show no gelado céu do Ártico.

Fonte: Wiki Aurora Polar

Esta é uma Aurora Polar, comumente chamada de Aurora Boreal. Seu nome foi batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes.

A Aurora Polar é um fenômeno óptico que ocorre nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas oriundas do sol e  poeira espacial que se choca diretamente com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Na Terra, ocorre com mais frequência nas épocas de setembro a outubro e de março a abril.

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente em laboratório.

Imagem de uma aurora austral capturada em 2005 pelo satélite da NASA IMAGE, sobreposta digitalmente com A Bolinha Azul

O MEDO

A reversão do campo magnético da Terra, um fenômeno raro e temido pelo efeito catastrófico que pode ocasionar à vida humana, leva sete mil anos para ser completado,

O chamado "giro" entre os Pólos magnéticos Norte e Sul da Terra ocorre em longos mas imprevisíveis intervalos. O mais recente aconteceu há 780 mil anos. O giro de 180 graus ocorre quando há uma mudança nos padrões de circulação do ferro derretido que flui no núcleo da Terra e, como conseqüência, é criado o campo magnético. A intensidade do campo acontece por um período de tempo, antes que o ritmo de circulação seja estabelecido e uma nova polaridade ocorra. Ainda não foi descoberto por quanto tempo o processo ocorre antes que os novos pólos estejam estabelecidos. As estimativas são de dois a 28 mil anos.
Fonte UOL Notícias.

O FILME

O melhor de tudo é que caso você não tenha entendido LHUFAS, ou ficou com preguiça (seu preguiçoso safado(a) ) de ler algumas linhas, este filme de 2001 retrata de uma forma BEM interessante tudo isto que eu citei acima.

O Núcleo - Missão ao Centro da Terra (2001) IMDB

Sinopse: O geofísico Dr. Josh Keyes descobre que um experimento fracassado fez com que o movimento de rotação da Terra cessasse. Com a rápida deterioração do magnetismo na Terra, a atmosfera começa a se deteriorar, o que é mortal para os seres vivos do planeta. Para tentar resolver a crise, Keyes reúne os melhores cientistas do mundo para entrarem no centro da Terra para reativar a rotação.

Um comentário:

Cuspa seus pensamentos aqui.